De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, é estimado que 30% dos trabalhadores brasileiros estejam impactados pela Síndrome de Burnout. O que os dados não são capazes de revelar, todavia, é que muitas pessoas chegaram ao esgotamento profissional, mas sequer sabem, uma vez que situações problemáticas envolvendo o entorno do trabalho são, por diversas vezes, naturalizadas. Quem não conhece alguém que, neste momento, está além do limite da sua saúde mental?
Category Archives: Artigos
QUASE METADE DOS TRABALHADORES ESTÁ COM SINTOMAS DE ‘BURNOUT’, APONTA PESQUISA DO BCG
O levantamento foi feito a partir da resposta de 11 mil trabalhadores de oito países e mostra que esse sentimento não é apenas resultado de longas horas de trabalho ou de um ambiente de alta pressão
Estudo feito pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que 48% dos trabalhadores estão com sintomas de burnout, um estado de exaustão caracterizado pelo desencanto com o emprego e uma sensação de ineficiência.
O CONSELHO DE UMA NEUROCIENTISTA PARA ‘DESABITUAR’ O CÉREBRO E EVITAR SITUAÇÕES QUE NOS FAZEM MAL
Se você mora perto dos trilhos do trem e eles passam no mesmo horário todas as manhãs, é muito provável que você nem ouça o barulho que pode incomodar ouvidos desacostumados.
O mesmo acontece se você entrar, por exemplo, em uma cafeteria: por mais agradável que seja o aroma do café moído na hora, quanto mais tempo você passar ali, aquele determinado perfume vai desaparecendo até ficar imperceptível ao seu olfato.
AS ’DOSES DIÁRIAS DE NATUREZA’ QUE PODEM DIMINUIR SEU ESTRESSE
Ao caminhar pela natureza, sua frequência cardíaca diminui, você se sente mais calmo e seu pensamento fica mais claro
Após mais de um ano de isolamento dentro de nossas casas, muitos de nós renovamos o apreço pela natureza.
‘PACIENTES TOMAM 300 COMPRIMIDOS POR DIA’: A CRISE DE SAÚDE CAUSADA PELO ZOLPIDEM NO BRASIL
Popularização das drogas Z no país foi influenciada por uma série de fatores
Nos últimos anos, uma “competição” informal e velada passou a dominar as rodas de conversas de psiquiatras e especialistas em medicina do sono brasileiros: saber quem atendeu o paciente que tomou a maior quantidade de comprimidos de Zolpidem num único dia.
BURNOUT, ABUSO DE DROGAS E TENTATIVA DE SUICÍDIO ENTRAM EM LISTA DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
Lista atualizada pelo Ministério da Saúde inclui 165 novas patologias. Entre 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) uma atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho. Foram incluídas 165 novas patologias na portaria publicada no “Diário Oficial da União”. De acordo com o governo, a “quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347″.
SOLIDÃO, UM FENÔMENO SOCIAL COM CONSEQUÊNCIAS MÉDICAS GRAVES
A solidão é um possível fator de risco de enfartes e derrames. Agora, cientistas investigam se ela pode estar relacionada ao Parkinson
O ser humano é um animal gregário, que necessita relações sociais. A solidão é sobretudo um peso na velhice, quando diminui o contato com a própria família, a mobilidade se reduz, o parceiro ou os amigos já morreram.
“QUIET AMBITION”: A TENDÊNCIA QUE AMEAÇA A SUCESSÃO NAS EMPRESAS
Em nome da saúde física e mental e do equilíbrio de vida, profissionais estão rejeitando posições de liderança e redefinindo o significado de ambição
Esse movimento tem ameaçado a carreira corporativa como a conhecemos, baseada em promoções como incentivo constante, de acordo com um relatório da plataforma de people analytics canadense Visier – com 1000 entrevistados, o projeto mostra que os profissionais estão evitando cargos de gestão para ter mais tempo livre. Uma reportagem publicada pela revista “Fortune” chama essa reviravolta de era da “quiet ambition” (ambição silenciosa), uma vez que os profissionais mais jovens estão se recusando a “trabalhar apenas por trabalhar”.
‘HÁ UMA EPIDEMIA DE SOLIDÃO PORQUE NÃO NOS ATREVEMOS A PASSAR TEMPO COM OS OUTROS SEM FAZER NADA’
Em maio de 2023, o cirurgião-geral dos Estados Unidos divulgou um relatório sobre uma epidemia que cresceu silenciosamente no país durante décadas.
Vivek Murthy declarou que os americanos se sentem solitários, muito mais do que o habitual, e isso representa uma ameaça ao bem-estar físico e emocional, além de ser um enorme problema de saúde pública.
SAIBA COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR SUA SAÚDE MENTAL
Estudo destaca a importância da microbiota intestinal e escolhas alimentares para a saúde mental
O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.