OS EFEITOS DA FALTA DE TEMPO PARA CUIDAR DA SAÚDE NAS MULHERES BRASILEIRAS

Dificuldade no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é fonte de estresse e pode influenciar as prioridades pessoais e também reduzir o tempo disponível para o próprio cuidado e o lazer, aponta o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil)

Elsa Brasil mostra que mulheres pesquisadas fazem menos exercício que o recomendado, com possível impacto nos indicadores de saúde Pesquisadores também verificaram a influência das disparidades socioeconômicas e reprodutivas no diagnóstico de câncer de mama.

Elsa Brasil mostra que mulheres pesquisadas fazem menos exercício que o recomendado, com possível impacto nos indicadores de saúde Pesquisadores também verificaram a influência das disparidades socioeconômicas e reprodutivas no diagnóstico de câncer de mama.

Visando reforçar a necessidade de cuidados integrais entre as mulheres, o projeto Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) apresentou os principais resultados de 15 anos de estudos sobre diferentes condições de saúde femininas. As pesquisas mostram que as mulheres têm hábitos mais saudáveis, fumam menos, não se excedem no álcool e consomem mais frutas e legumes. No entanto, foi constatado que 40% das mulheres, de todas as faixas etárias e grupos socioeconômicos, não conseguem cumprir a recomendação mínima de atividade física no lazer, que é de duas horas e meia por semana. De acordo com os estudos, isso se deve à dificuldade de conciliar o trabalho com as rotinas familiares, principalmente entre mulheres mais jovens, com menos escolaridade e filhos pequenos, aumentando o estresse e o risco de enxaqueca.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Fadiga generalizada durante a pandemia de covid-19: uma enquete da WebMD

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 .

couple-gd6cbfa91d_1280

A maioria das pessoas apresenta fadiga da covid-19 algumas vezes por semana, mas homens e mulheres, assim como indivíduos jovens e mais velhos, reagem de formas diferentes, segundo uma recente enquete da WebMD.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Pesquisa mostra aumento na prevalência de depressão pós-parto durante a pandemia

woman-gdcbff26a7_1280

Estudo mostra que 38,8% das participantes que deram à luz entre junho e dezembro de 2020 em hospitais de São Paulo apresentaram sintomas de depressão pós-parto – quase o dobro da taxa observada em estudos nacionais anteriores. [1,2]

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estudo indica que, no contexto parental, o fardo da pandemia é maior para médicas do que para médicos

protective-suit-gcb03b6316_1280

A covid-19 tem sido difícil para pessoas que têm filhos e tentam equilibrar casa, trabalho e proteção de seus entes queridos. Um novo estudo indica que não apenas os médicos e as médicas não estão imunes a esses estressores, mas que os efeitos de longo prazo podem ser devastadores para o sistema de saúde.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

USP celebra o Dia Internacional da Mulher com várias atividades pela internet

Universidade terá bate-papos, discussões e outras atividades on-line sobre durante todo o mês de março

yellow-926728_1280

Para refletir sobre questões relacionadas à mulher e à luta pela igualdade de gêneros, várias unidades da USP programaram atividades especiais on-line ao longo do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reconhecido mundialmente como o dia 8 de março.  Confira a seleção feita pelo Jornal da USP dos principais eventos que acontecem na Universidade sobre o assunto:

Dia 8 de março, das 9h às 13h

Lideranças femininas falam sobre seus desafios no simpósio Mulheres, Poder e Sociedade

O encontro on-line promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP irá debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais. Entre as convidadas estão Luiza Trajano, Mayana Zatz, Erika Hilton, Regina Silveira, Esmeralda Ribeiro, Gal Martins, Vanderlan Bolzan e Soraya Chung Saura.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Carga mental: a tarefa invisível das mulheres de que ninguém fala

O trabalho de planejamento, organização e tomada de decisões em casa é assumido principalmente por elas. Um trabalho não reconhecido que pode aumentar o estresse e que é a base de muitos conflitos de casal

break-2642605_640

Existe uma piada que circula por aí em que um marido diz ao outro: “Eu também lavo os pratos, faço as compras e passo aspirador, mas minha mulher diz que sou eu que tenho essas ideias estúpidas!”. Sim, alguns homens já ajudam (ou assim o sentem quando falam sobre a corresponsabilidade das tarefas) em casa, mas a maioria se limita a executar as ordens que, muitas vezes, devem ser verbalizadas mais de uma vez e de forma convincente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil

Crianças que têm acesso a eletrônicos, como celulares e tablets, na hora de dormir, estão sujeitas a desenvolver uma série de problemas de comportamento e de saúde.

boy-3360415_640

Uma pesquisa do King’s College, de Londres, reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, e detectou efeitos negativos do uso do aparelho no período de descanso em diferentes graus de gravidade. Os pesquisadores verificaram de má qualidade do sono a doenças como obesidade e depressão infantil.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Exaustão é marcada por cansaço extremo, ansiedade e até enxaqueca

Um simples estado de cansaço pode evoluir para o total esgotamento

worried-girl-413690_1280

Com a rotina corrida do dia a dia, o tempo que se dedica a tarefas para descansar o corpo e a mente é cada vez mais reduzido. Entramos num processo em que o corpo começa a ficar desgastado e a mente não consegue se “desligar” daquele projeto no trabalho, das contas para pagar, do boletim das crianças, da pia que começou a vazar (de novo) e de outra listas situações. Tudo isso acaba acelerando um quadro de exaustão emocional, uma condição que é mais grave que a estafa e está a um passo do estresse e de suas consequências sérias para a saúde.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading