7 DIREITOS QUE TODO TRABALHADOR COM BURNOUT DEVE SABER

portrait-lonely-sad-woman

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, é estimado que 30% dos trabalhadores brasileiros estejam impactados pela Síndrome de Burnout. O que os dados não são capazes de revelar, todavia, é que muitas pessoas chegaram ao esgotamento profissional, mas sequer sabem, uma vez que situações problemáticas envolvendo o entorno do trabalho são, por diversas vezes, naturalizadas. Quem não conhece alguém que, neste momento, está além do limite da sua saúde mental?

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

QUASE METADE DOS TRABALHADORES ESTÁ COM SINTOMAS DE ‘BURNOUT’, APONTA PESQUISA DO BCG

O levantamento foi feito a partir da resposta de 11 mil trabalhadores de oito países e mostra que esse sentimento não é apenas resultado de longas horas de trabalho ou de um ambiente de alta pressão

40376

Estudo feito pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que 48% dos trabalhadores estão com sintomas de burnout, um estado de exaustão caracterizado pelo desencanto com o emprego e uma sensação de ineficiência.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

BURNOUT, ABUSO DE DROGAS E TENTATIVA DE SUICÍDIO ENTRAM EM LISTA DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

Lista atualizada pelo Ministério da Saúde inclui 165 novas patologias. Entre 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais.

crise-economica-global-covid-19

Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) uma atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho. Foram incluídas 165 novas patologias na portaria publicada no “Diário Oficial da União”. De acordo com o governo, a “quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347″.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

VEJA AS 6 ÁREAS QUE MAIS SOFREM COM BURNOUT, SEGUNDO ESTUDO QUE USA IA

O perfil dos líderes também foi avaliado. A geração X de C-Levels possuem a maior pontuação relacionada à doença

O burnout ganhou mais destaque com a pandemia, tanto que foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022

O burnout ganhou mais destaque com a pandemia, tanto que foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022

A síndrome do esgotamento profissional, conhecida como burnout, ganhou mais destaque com a pandemia, tanto que foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022. Esse reconhecimento gerou um alerta para as empresas, que começaram a buscar ações internas voltadas para a saúde mental de seus funcionários.

AS PESSOAS QUE SENTEM CULPA QUANDO NÃO ESTÃO TRABALHANDO

Para muitas pessoas, uma grande vantagem de ser autônomo é ter controle sobre a administração do próprio tempo.

triste-mulher-asiatica-olhando-pela-janela-sentada-no-chao-com-uma-cara-triste-e-miseravel-bebendo-cafe-na

Muitas vezes, no entanto, essa mesma liberdade traz a sensação de culpa pelo tempo passado sem trabalhar — o tempo de lazer que os profissionais autônomos, teoricamente, poderiam usar para ganhar dinheiro.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

ESTRESSE PROFISSIONAL: A NOVA PANDEMIA

Avançam as pesquisas apontando novas situações além da síndrome de Burnout, já reconhecida como um importante gatilho das doenças de trabalho

close-up-na-jovem-empresaria

O fim da emergência de saúde pública da covid, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não representou o fim da doença e nem de suas consequências. Uma delas está sendo sentida no trabalho. O estresse profissional afeta 72% dos brasileiros, frequentemente causando adoecimento. Além disso, o custo com esse estresse ocupacional no Brasil é estimado em 3,5% do PIB.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

SÍNDROME DE BURNOUT ATINGE UM A CADA TRÊS PROFESSORES INFANTIS, APONTA ESTUDO

Salários defasados, violência nas escolas e pressão por resultados estão entre os fatores que contribuem para a aumentar o estresse no exercício da docência

professora-ajudando-garota-nos-deveres-de-casa

Aproximadamente um terço dos professores da educação básica sofre da síndrome de Burnout. É o que aponta um estudo feito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Continue reading

COMO O RACISMO NO TRABALHO IMPACTA A SAÚDE MENTAL?

A discriminação racial pode potencializar o surgimento de doenças e síndromes que prejudicam a saúde psicológica, como ansiedade, depressão e burnout.

revolucao-ainda-design-de-vida

Uma pesquisa deste ano mostrou que o racismo é a principal forma de discriminação no trabalho em 75% das empresas brasileiras. Ao redor do mundo, 82% dos entrevistados afirmaram que já presenciaram algum tipo de discriminação nesse ambiente. Os dados demonstram a importância de entender os motivos da existência do racismo nos espaços de trabalho, os impactos para a saúde mental dos trabalhadores e como é possível identificar atitudes discriminatórias que podem acontecer com você ou com os seus colegas.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

MOMMY BURNOUT: A EXAUSTÃO POR TRÁS DA MÃE SUPER-HEROÍNA

Exigência social de dar conta de família, filhos e trabalho frequentemente provoca esgotamento e sobrecarga nas mulheres

natureza-pacifica-tranquilidade-preto-unico-objeto

Se dedicar à família, aos filhos, ao trabalho e cuidar da casa. Há quem diga que a mulher capaz de dar conta de tudo é uma super-heroína, mas por trás desse rótulo existe uma pessoa exausta e precisando de ajuda. O levantamento da comunidade Mommys, realizado em 2021, mostra que mais de 71% das mães brasileiras, mesmo contando com alguma ajuda, estão presentes em todas as atividades domésticas, e 49,1% dizem se sentir em limbo emocional, sem saber identificar o que seus sentimentos significam. Os dados evidenciam um problema social extremamente presente e pouco discutido: o Mommy Burnout, que define a exaustão de mães sobrecarregadas em suas rotinas.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading