Já faz um tempo que estamos vendo promessas de entregas feitas de maneira automática, mas, até isso se tornar uma realidade difundida, teremos alguns problemas. O caso mais recente vem de Berkeley, no estado americano da Califórnia. Um robô de entrega de comida da startup Kiwi simplesmente pegou fogo na calçada. Ninguém se machucou. Um pedestre apagou o incêndio antes que os bombeiros chegassem e encharcassem o equipamento com espuma.
A Kiwi suspendeu as entregas até terminar a investigação sobre o que realmente aconteceu. Piadas com síndrome de burnout à parte, a empresa acredita que houve uma falha humana: alguém teria colocado uma bateria defeituosa, o que pode ter causado fuga térmica, um problema parecido com o que afetava o Galaxy Note 7.
Pessoas que passavam no local registraram a cena inusitada.
De acordo com o Verge, a Kiwi opera apenas em Berkeley. Os robôs, chamados KiwiBots, fazem apenas as etapas iniciais (do restaurante até um entregador humano de triciclo) e final (do entregador até o destino) das entregas, percorrendo distâncias curtas, de menos de 300 metros. O preço do serviço é de US$ 3,80 (R$ 14,78, na cotação de hoje), e a empresa diz já ter feito mais de 10 mil entregas desde 2017, quando começou a oferecer o serviço, com tempo médio de 27 minutos de viagem.
O acidente acontece em um momento bem inoportuno para o setor. A cidade de San Francisco, próxima a Berkeley, já impôs regulamentações para robôs que trafegam em calçadas. Certamente, o risco de incêndio não ajuda a melhorar a imagem das máquinas.