Primeiros dados de que a quarentena elevou o consumo de bebidas alcoólicas nos EUA

alcohol-1961542_1280

Diante do fechamento de diversas áreas dos Estados Unidos durante a primavera em função da pandemia de covid-19, os resultados de uma pesquisa nacional realizada no país mostram um acentuado aumento do consumo de bebidas alcoólicas pelos norte-americanos durante este período.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

A frequência global de consumo de bebidas alcoólicas aumentou 14% entre pessoas acima de 30 anos de idade na primavera de 2020 em relação ao mesmo período em 2019.

De acordo com os resultados da pesquisa, o aumento foi mais evidente entre pessoas de 30 a 59 anos de idade, mulheres e brancos não-hispânicos.

“O consumo de bebidas alcoólicas pode ter importantes consequências negativas para a saúde, portanto, esta informação sugere outra forma pela qual a pandemia pode estar impactando a saúde física e mental dos norte-americanos”, disse em um comunicado de imprensa o Dr. Michael Pollard, Ph.D., líder do estudo e sociólogo na RAND Corporation.

Os resultados foram publicados on-line como uma correspondência de pesquisa em 29 de setembro no periódico JAMA Network Open.

Negócio em expansão

Depois que alguns estados norte-americanos determinaram a obrigatoriedade de “permanência em casa”, com o intuito de conter a disseminação do SARS-CoV-2 (acrônimo do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), um estudo observou um aumento de 54% nas vendas nacionais de bebidas alcoólicas na semana que terminou em 21 de março de 2020, em comparação com o ano anterior, e um aumento de 262% nas vendas de bebidas alcoólicas on-line.

“Nós tínhamos dados informais a respeito de pessoas comprando e consumindo mais bebidas alcoólicas”, disse o Dr. Michael, mas o estudo da RAND é a primeira fonte de informação pautada em pesquisa mostrando o quanto o consumo de bebidas alcoólicas aumentou durante a pandemia.

Os achados foram baseados em informações provenientes de 1.540 adultos (média de idade de 56,6 anos; 57% mulheres) do RAND American Life Panel, uma amostra nacional representativa de norte-americanos que foram submetidos a pesquisa sobre seu consumo de bebidas alcoólicas antes da pandemia, na primavera de 2019, e novamente na primavera de 2020, nos primeiros meses de quarentena.

No total, na primavera de 2020, os participantes relataram que, em média, consumiram bebidas alcoólicas durante 6,22 dias do mês anterior, o que representa um aumento de 14% na média de consumo mensal de 5,48 dias relatada na primavera de 2019.

Entre pessoas de 30 a 59 anos, a frequência do consumo de bebidas alcoólicas aumentou de 4,98 dias por mês antes da pandemia para 5,91 dias por mês durante a pandemia: um aumento de 19%.

As mulheres relataram que beberam em média 5,36 dias no mês anterior no início da pandemia, um aumento de 17% em relação aos 4,58 dias mensais referidos antes da pandemia.

Além disso, em comparação com a primavera de 2019, na primavera de 2020 as mulheres relataram um aumento de 41% nos dias em que beberam em excesso (pelo menos quatro doses em poucas horas).

Independentemente do nível de consumo, quase 1 a cada 10 mulheres tiveram um aumento de problemas relacionados com o álcool durante a pandemia, de acordo com respostas da escala Short Inventory of Problems.

Entre indivíduos brancos não-hispânicos, a frequência geral de consumo de bebidas alcoólicas aumentou 10% durante o período inicial da pandemia.

“As mudanças em nível populacional para mulheres, jovens e indivíduos brancos não-hispânicos evidenciam que os sistemas de saúde podem precisar educar os consumidores por meio de mídias impressas ou digitais sobre o aumento do consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia, além de identificar fatores associados à susceptibilidade e resiliência aos impactos da covid-19″, escreveram Dr. Michael e colaboradores.

Os autores pontuaram que será importante determinar se o aumento no consumo de bebidas alcoólicas persistirá à medida que a pandemia continuar, e se há um impacto subsequente do bem-estar psicológico e físico.

O estudo foi financiado pelo National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism. Os autores informaram não ter conflitos de interesses.

JAMA Netw Open. Publicado on-line em 29 de setembro de 2020.
Texto completo Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Fonte: Laird Harrison para Medscape - Foto: Daria Yakovleva para Pixabay

Comments are closed.