Profissões mais estressantes do Mundo: Piloto de Avião

model-aircraft-384868_1920

fotografia por Aleksandar Cucukovic – Pixabay

A revista Exame listou as 50 Profissões mais estressantes em 2014, e olha lá: figurando na quarta posição – apenas atrás de militares e bombeiros -, Piloto de avião.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

exame lista

Lista da revista Exame

Já a CareerCast.com, fez uma pesquisa levando em conta ambiente de trabalho, a competição, demandas físicas, prazos, perigos inerentes e até potencial de crescimento, e encabeçou Piloto Comercial como a profissão mais estressante do mundo. Confira:

Média de Salário anual: US$117,060 (aprox 184 mil reais/ano ao câmbio de R$1,57)

Média de Horas trabalhadas por dia: 9

Tony Lee, editor do trabalho, aponta vários incidentes recentes que demonstram como o trabalho de piloto pode ser estressante, pois são fatores que estão além do seu controle.

Por exemplo, um piloto tem que confiar cegamente no equipamento em que voa, mas alguns incidentes recentes como os danos no 737 da Southwest revelaram o quanto esta confiança pode causar tensão durante um dia normal de trabalho.

Os pilotos também têm que confiar cegamente nos operadores das torres de controle e isso aumenta o stress, especialmente depois de revelações recentes de controladores de tráfego caindo no sono durante as madrugadas e aeronaves pousando sem ajuda.

Os Pilotos também experimentam mudanças bruscas no nível de stress, saindo de períodos relaxantes enquanto não estão voando, seguindo por períodos de alto stress durante os voos, e estas mudanças são muito prejudiciais para a saúde. A profissão também é afetada pela economia, com demissões, alto preço do petróleo, corte de custos nas empresas, salários baixos, etc.

Por estas razões, piloto comercial é a profissão mais estressante do ano nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil não é muito diferente disto, e ainda entram outros fatores como o trânsito, a falta de espaço, o congestionamento…

Mas o mais importante de tudo é compreender estas razões, saber que elas existem e fazem parte dos Fatores Humanos associados a acidentes e criar redes de segurança para não deixar que uma situação de stress afete a segurança do voo.

introdução por Felipe Gonçalvez.

fontes: Exame, Aviões e Músicas e CareerCast.com

Comments are closed.