FITNESS MENTAL: SAIBA O QUE É E CONHEÇA ALGUNS EXERCÍCIOS

A mente deve ser trabalhada para que as habilidades cognitivas não se deteriorem como resultado da longevidade. Você sabe quais exercícios combinam cérebro e músculos? O fitness mental oferece uma solução.

letter-game

A maioria dos exercícios, além da possibilidade que oferecem para exercitar diferentes grupos musculares, têm consequências favoráveis ​​para a saúde mental. No entanto, isso é uma consequência, e não o objetivo central das atividades. Como um recurso válido centralizado no bem-estar psicológico, o fitness mental assume o protagonismo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

O objetivo do fitness mental é melhorar a qualidade de vida que tende a diminuir com o passar dos anos. Dessa forma, a orientação inicial dessa prática era voltada para os idosos. No entanto, pode ser realizada por qualquer faixa etária, pois permite antecipar os efeitos da velhice.

O que é o fitness mental e qual é a sua importância?

fitness mental é um treinamento que coloca a mente e o corpo no mesmo lugar de importância. Isso é conseguido com intervalos de atividades destinadas a um e outro aspecto.

Quanto às atividades voltadas para o desenvolvimento e a estimulação cognitiva que podemos encontrar, temos os cálculos, as dinâmicas de memória, as músicas, as práticas de atenção, os jogos e muito mais.

O crédito pela criação dessa modalidade de fitness é de Fer González, treinadora da academia Arsenal de Madrid, que utilizou as suas experiências pessoais com adultos mais velhos para oferecer uma alternativa que reduzisse as consequências da inatividade do pensamento.

A importância do fitness mental reside na melhora da capacidade cerebral, pois se as funções de memorizar, improvisar e solucionar problemas forem deixadas de lado, as chances de sofrer com o mal de Alzheimer aumentam. Da mesma forma, o avanço acelerado das tecnologias deixou as coisas mais fáceis, mas também limitou a necessidade de análise porque tudo é automatizado.

Exercícios de fitness mental

Os exercícios de fitness mental são atividades simples, mas orientadas da maneira certa para que criem o efeito desejado nas funções cognitivas. Portanto,treinar o pensamento e incluir bons hábitos são ações que fazem parte do caminho para o bem-estar.

Estudo permanente

Quando se atinge uma certa idade, a tendência do pensamento é de que já se aprendeu o suficiente. Essa atitude é contraproducente para as funções do cérebro devido à perda de capacidades.

Em suma, o exercício a ser praticado é o estudo de novos temas e o envolvimento em áreas totalmente desconhecidas, para que o raciocínio, a interpretação e a memória sejam aspectos favorecidos. Nesse sentido, a aprendizagem leva a uma melhor comunicação da rede neuronal.

Trabalhe a memória

Como mencionamos antes, a tecnologia nos levou a uma zona de conforto arriscada para o cérebro, uma vez que não é necessário lembrar de muitas coisas ou analisar muito. Por esse motivo, outro dos exercícios de fitness mental é voltado para a memória.

A melhor maneira de trabalhar a memória é reservar tempo suficiente para buscar no cérebro as informações de que precisamos, e não optar pelo imediatismo proporcionado pela Internet. Isso cria um hábito que ativa o lobo frontal.

Integração social

A atividade social é algo que pode ser perdido com a idade, pois a rotina se apodera dos dias, o que limita a troca recorrente de opiniões com o ambiente.

Nessa ordem de ideias, a estimulação do cérebro por meio de conversas sobre assuntos da atualidade e até mesmo a partir da transmissão de conhecimentos a outras pessoas permite que a mente funcione sem longos períodos de inatividade.

Utilize o silêncio a favor

A necessidade de interação social não significa que os momentos de silêncio deixam de ser relevantes. A importância de evitar o ruído (em alguns casos) é que existem funções cerebrais que se beneficiam do mutismo.

Portanto, alternar a atividade sonora com o silêncio de forma equilibrada é a melhor maneira de proceder.

Brinque e raciocine

Brincar é uma iniciativa que une entretenimento e raciocínio, sendo benéfica para as funções cognitivas sem exigir um grande esforço. Claro, nem todos os jogos têm o mesmo potencial para desenvolver o bem-estar mental.

Os que apresentam a melhor resposta são o sudoku, as palavras cruzadas, o jogo da memória, os labirintos, o cubo de Rubik e o xadrez. Com a prática contínua desses jogos, a velocidade mental e a memória ficarão em boas condições.

Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos não podem ser deixados de fora dos exercícios de fitness mental. E por que não? Devido à oxigenação do cérebro que eles promovem, proporcionam uma maior clareza na tomada de decisões rápidas, juntamente com um melhor desempenho da memória.

Sessão completa de fitness mental

Além dos treinos isolados, também é possível fazer uma sessão completa que alterne as recomendações acima mencionadas e os exercícios preferenciais para os músculos.

A sequência que deve ser realizada é a seguinte:

  • Destinar 5 minutos para a realização de alongamentos estáticos e dinâmicos, com execução de 30 segundos cada.
  • Fazer entre 5 e 10 minutos de exercícios aeróbicos: correr, caminhar, dançar.
  • Praticar exercícios de estimulação cognitiva por 10 minutos.
  • Executar entre 5 e 10 minutos de movimentos que aumentam o equilíbrio. Você pode considerar ioga e tai chi, por exemplo.
  • Realizar uma nova rodada de estimulação cognitiva visando trabalhar a memória, por um período de 10 minutos.
  • Destinar 5 ou 10 minutos a exercícios de força. Bolas medicinais e halteres são permitidos.
  • Usar os 10 minutos finais de estimulação cognitiva para jogos e música clássica de fundo a fim de aumentar o relaxamento.
  • Reservar 5 minutos para os alongamentos.

O que devemos lembrar sobre o fitness mental?

A mente e o corpo precisam ser exercitados em conjunto para neutralizar o desgaste natural das funções. Nunca é tarde demais para recorrer ao fitness mental, nem cedo demais para iniciar atividades preventivas.

 Recomenda-se buscar treinos que proporcionem conforto em todos os sentidos, já que o cansaço e as lesões musculares não são o objetivo. O fitness mental oferece a possibilidade de adaptar as atividades às necessidades individuais de cada pessoa.
Fonte: Melhor com Saúde - Foto: Freepik

Comments are closed.