O conceito de “qualidade de vida” está inserido em toda a sociedade já há algum tempo e precisa estar presente também no meio corporativo. E um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é qualidade de vida. Pequenas ações, como dedicar alguns minutos por dia para um alongamento ou uma ação simpática numa data comemorativa, um bom dia e um sorriso podem ajudar, e muito, as empresas a se tornarem mais atraentes e também mais produtivas.
Não é preciso fazer pesquisa para se descobrir que gente feliz é mais produtiva, mais criativa e participativa. Mas a pesquisa foi feita. O Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, mediu a correlação entre felicidade e produtividade. E descobriu que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e suas vendas são 37% mais elevadas, em comparação com outros.
Colaboradores com alta avaliação no fator bem-estar e qualidade de vida no trabalho têm desempenho 27% superior, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento com a organização e 46% mais satisfação com a atividade (independentemente do setor e da ocupação).
Além disso, a pesquisa mostrou que a felicidade é essencial para se reduzir a rotatividade de funcionários, o chamado “turnover”, atrair e reter talentos, possibilitando inovação, criatividade e um desempenho acima da média da concorrência.
“As pesquisas mostram que o clima organizacional, ou seja, a satisfação dos colaboradores com o trabalho e a organização, é um dos fatores que mais afetam os indicadores de produtividade, engajamento, trabalho em equipe, criatividade e conduta ética”, diz o psicólogo, Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
As pessoas não trabalham só pelo salário. As pessoas trazem para dentro da empresa, seus valores, sentimentos, ambições e expectativas. Se ambiente corporativo for propício os funcionários vão se sentir membro da família e torcedores do time.
Dicas importantes
Se você quer ter uma empresa que seja produtiva e competitiva, invista na saúde de seus funcionários e no “bom astral” de sua empresa. Lembre-se que investir em saúde, não é apenas tem um bom plano médico. A saúde também é determinada pelas várias condições do meio ambiente, pelas próprias condições de vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano.
Faça uma pesquisa de clima organizacional para saber o que afeta o bem-estar, a motivação e a satisfação dos funcionários. É importante ouvir o que cada um tem a dizer.
Procure estabelecer uma relação de confiança entre a liderança e o grupo e implante canais de comunicação sempre com base em relações de confiança e ética. A comunicação interna das estratégias, metas e seus indicadores e planos de ação é vital para o engajamento das pessoas na causa comum.
Implante programas de remuneração, reconhecimento e incentivos, como um plano de carreira; estimule a apresentação de contribuições que possam ser significativas para a organização.
Crie um clima amigável. Deixe as pessoas se expressarem, seja sobre o futebol do domingo, sobre o fim de semana ou sobre o funcionamento da empresa. As pessoas precisam se sentir parte de uma comunidade e isso só se constrói conversando. Lembre-se sempre o quanto é importante um bom dia, um sorriso, uma palavra de carinho e atenção.
Comemore o fim de semana, o filho que nasceu, as vendas que aumentaram, o término da faculdade, a meta batida. Isso é criar um clima colaborativo.
De acordo com uma pesquisa feita pelo International Stress Management no Brasil (Isma-BR), apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional. Para ter sucesso, você precisa que seus funcionários façam parte destes 24%.
fonte: bonde