A espantosa capacidade de revitalizar o nosso cérebro, através do yoga e meditação
O que pensamos e fazemos produzem um dinâmico impacto em nosso cérebro, em nossas atitudes e certamente em nossa realidade.
Meu pai sempre me recordava sobre a força do pensamento positivo e sobre a filosofia em criar minha própria realidade a partir do que contamos para nós mesmos e na maneira em que lidamos com as situações. E a prática do Yoga me ajudou a incorporar este modo de pensar em minha vida diária e mentalidade.
Após a perda do meu pai há sete meses devido a um câncer no cérebro, comecei a pesquisar os efeitos do Yoga e pensamento positivo no cérebro.
Espero que as descobertas e resultados de minha pesquisa lhe inspire a desacelerar, a desfrutar cada momento e a respirar.
O Colapso
Uma mente estressada è igual a um corpo estressado e pensamentos negativos e ansiosos. Uma mente calma è igual a um corpo relaxado e pensamentos positivos e elevados.
Estamos condicionados a pensar, sentir e reagir a nossa maneira quando a vida começa a cair sobre nós.
Do mesmo modo, é natural sermos rígidos com nós mesmos e continuamente procurar por soluções externas. Mas aqui está a boa notícia: você já possui toda força, habilidade e componentes necessários para alterar completamente a forma como seu cérebro funciona para melhor!
A Ciência
Se as infinitas estantes de livros de auto-ajuda, milhões de cotações on-line, e caros seminários não são o suficiente para provar a importância de pensamentos positivos, respiração profunda, aprender a desestressar e desacelerar. Talvez a evidências científicas irá persuadi-lo em fazer pequenas mudanças que terão efeitos duradouros.
Pense sobre isso: nossos pensamentos e ações realmente mudam a composição química do nosso cérebro!
Quando praticamos uma respiração profunda e lenta, relaxamos os nossos músculos e praticamos pensamentos positivos, na verdade estamos promovendo uma religação do nosso cérebro.
A resposta fisiológica ao estresse desencadeia um aumento na frequência cardíaca e respiratória, tensões musculares, elevação do cortisol e outros hormônios relacionados a ele. Parece algo familiar, não é mesmo?
A nossa resposta atual para o estresse parece natural, espontânea e difícil de combater, porque são hábitos que provavelmente foram adquiridos quando você era jovem, testemunhando as respostas de seus pais ao estresse e pela sua experiência pessoal.
No momento em que nos tornamos adultos, tivemos absorvido estes mesmos hábitos. Portanto, nosso cérebro sabe atualmente como reagir ao estresse, amor, desafio, e luta. E isto é referido como “o nosso factor de resposta.”
Porém, mais uma boa notícia! Nós podemos alterar o nosso “factor de resposta” e romper os velhos hábitos que nos impedem em ser as melhores versões de nós mesmos. O segredo: yoga e meditação!
A Conexão do Yoga
O Yoga é tudo sobre o que acabamos de discutir aqui, ou seja uma prática que proporciona uma respiração profunda, suavizando os músculos, promovendo uma limpeza da mente, e nos direcionando em aproveitar o momento no presente, trazendo tudo isto em nossa vida diária.
Pois técnicas de Yoga quebram maus hábitos, eliminam a negatividade, e diminuem o estresse, afirmam estudos .
Além disso, os efeitos poderosos da meditação sobre o cérebro são frequentemente estudados por médicos e novas pesquisas científicas, onde os benefícios neurológicos desta prática são constantemente divulgados
Comprovadamente a pratica do Yoga e meditação diminui o estresse, depressão, ansiedade, aumenta a felicidade e a qualidade de vida.
Comece Agora
Medite por dez minutos todos os dias, trazendo o seu foco para dentro e atenção a respiração.
Matricule-se em uma autêntica aula de Yoga pra iniciar e aprofundar a sua prática.
Grandes mudanças não acontecem de um dia para o outro e hábitos não mudam instantaneamente. Lembre-se sobre ter pensamentos positivos, fazer respirações profundas e lentas, e em manter o corpo relaxado o quanto possível em seu dia a dia.
Fontes: Texto original por Zuzu Perkal para Wanderlust - Foto: Jenia Nebolsina
Adorei dra. Deborah veio de encontro ao que estou procurando. Voce teria algum lugar para me indicar aqui na Zona Norte. Não conheço locais onde se pratique Yoga a não ser em academias. Segue meu e-mail para contato.
Obrigada Fatima